MEDICINA DO TRABALHO

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR-07

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), nos termos da NR-07, objetiva promover e preservar a saúde dos trabalhadores, a ser elaborado e implementado pela empresa, a partir do PPRA, com o caráter de promover prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos à saúde.

O programa deve ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos empregados da empresa e deve incluir a realização dos seguintes exames médicos: 

  • Admissional
  • Periódico  (realizado também na empresa)
  • Retorno ao trabalho
  • Mudança de função
  • Demissional
  • Exame em portador de lesão de membro superior (NR-32)
  • Exame em gestante exposta à gases anestésicos (NR-32)
  • Exame em portador de deficiência
  • Exame / avaliação ósteo-muscular (LER / DORT)
NR-32 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde

Atualmente o INSAT atende mais de 70 entidades de saúde, elaborando PPRA, coordenando PCMSO, identificando riscos nos ambientes de trabalho, avaliando condições ergonômicas, treinando cipeiros, bem como desenvolvendo programas de prevenção de acidentes e doenças profissionais inerentes às atividades. Como resultados, tem-se mais produtividade, mais satisfação no trabalho, menor absenteísmo, com o melhor custo-benefício.
O INSAT possibilita que sua instituição de saúde cumpra todas as determinações da NR-32, de forma simples, clara e objetiva, zelando pela saúde e bem estar de seus funcionários e consequentemente pela saúde da sua instituição; isso só é possível com a prestação de serviços de qualidade e com profissionais competentes e comprometidos com resultados.

Esta Norma Regulamentadora - NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em estabelecimentos de assistência à saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Para fins de aplicação desta Norma Regulamentadora – NR, entende-se por estabelecimentos de assistência à saúde, qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, em qualquer nível de complexidade, em regime de internação ou não. 

Exames complementares

O INSAT realiza os exames complementares necessários para complementação de diagnóstico, conforme determinação no PCMSO de sua empresa. Segue abaixo o prazo de alguns exames mais solicitados.

Tabela atualizada de exames:

Pesquisa de Escarro 4 dias uteis
Plaquetas 2 dias uteis
Proteina C Reativa 2 dias uteis
Prolactina 3 dias uteis
PSA 4 dias uteis
Reticulócitos 2 dias uteis
TGO 2 dias uteis
TGP 2 dias uteis
Testosterona 2 dias uteis
Tiocianato 9 dias uteis
Toxoplasmose IGM 4 dias uteis
Toxoplasmose IGG 4 dias uteis
Triclorocompostos Totais 5 dias uteis
Trigliceridios 2 dias uteis
TSH 2 dias uteis
Ureia 2 dias uteis
VDRL 2 dias uteis
VHS 2 dias uteis
Zinco Sangue 4 dias uteis
Eletrocardiograma 2 dias uteis
Eletroencefalograma 2 dias uteis
Espiroemtria Na hora do exame
Acuidade Visual Na hora do exame
Raio X 2 dias uteis
Avaliação Oftalmologica 2 dias uteis
Avaliação Psicologica/Psicossocial 2 dias uteis
Teste Ergometrico 2 dias uteis
Audiometria Na hora do exame

Fique atento ao prazo dos exames complementares quando for efetuar o agendamento da sua consulta, pois o ASO só será liberado após o recebimento do resultado dos exames.